close

Picasso e Eluard. Fedrigoni e edição.

A relação entre os papéis Fedrigoni e o mundo da edição não deixa margem para dúvidas. São muitos os exemplos que revelam que esta dupla combina perfeitamente em todos os contextos, como se de uma velha amizade se tratasse. Um bom exemplo é este projeto editorial em torno de outra amizade inseparável, a do pintor Picasso e o poeta Eluard.

Durante um longo e controverso período, no qual se sucederam a Guerra Civil espanhola, a Ocupação, a Libertação e a filiação no Partido Comunista, desenvolveu-se a relação de amizade entre o artista Pablo Picasso e o poeta Paul Eluard, que duraria até à morte deste, em 1952.

 

Desde o seu primeiro encontro, em 1935, os dois formaram uma parelha com pontos de união sólidos no campo da arte e da criatividade, tendo vivido a intensa inter-relação entre a pintura e a poesia, a criatividade e o mundo, a história e a sociedade.

Dessa “amizade sublime” nasceria a exposição temporária que esteve recentemente patente ao público no Museu Picasso de Barcelona. Sob o título “Pablo Picasso, Paul Eluard. Una amistad sublime”, o conteúdo da exposição foi reunido no catálogo respetivo, concebido pela agência criativa Feriche Black Studio.

 

Para o projeto, a agência optou por um elegante design editorial composto por um livro e uma encadernação cuidada. Para a sua execução apostaram no papel Imitlin Aida Grigio Chiaro de Fedrigoni, utilizado para obter um acabamento elegante das capas e, ao mesmo tempo, destacar o poder da imagem gerada pela combinação das ilustrações com o título do livro.

Além disso, a equipa criativa decidiu forrar esta capa com uma cartolina de 300 g, optando pelo Imitlin Aida Grigio Chiaro 125 g que proporcionou uma capa mais robusta do que a de uma encadernação de capa mole, mas mais flexível do que a de capa dura. Completaram o efeito com uma estampagem em preto, tanto na capa como na lombada e na contracapa.

 

Créditos

Design: Feriche Black Studio para o Museu Picasso de Barcelona
Técnicas de impressão: Flexbinder sem impressão. Estampagem a preto na capa, lombada e contracapa.
Papéis utilizados: Imitlin Aida Grigio Chiaro de Fedrigoni 125 g

prev next