close

Fish’s Nest, uma dança de sedução à base de luz e Pergamenata

A milenária técnica do origami e a curiosa forma de sedução de um peixe que vive numa ilha do Japão foram a inspiração da criadora de ‘Fish’s nest’, o luminoso projeto que protagoniza hoje a nossa Seleção Fedrigoni.

A fotógrafa e produtora de arte Alejandra Caro deixou-se levar pela infinita capacidade de criar beleza revelada pela natureza para encontrar a inspiração que procurava. A sua pesquisa levou-a até à ilha de Amami Oshima, no sudoeste do Japão.

É aí o habitat do Torquigener Albomaculosus, um peixe que constrói um ninho na areia do fundo do mar para captar a atenção da fêmea, convidá-la para o seu círculo e seduzi-la. A beleza esconde-se na curiosa estrutura geométrica do ninho, semelhante a uma mandala, com uma forma circular e secções internas que brincam com a simetria.

Do génio deste peixe nasceu a inspiração para Fish Nest um projeto de design de candeeiros de interior baseado na geometria, no detalhe e na precisão.

Partindo da milenária técnica do Origami, também de origem oriental, Fish’s Nest estuda constantemente novas formas de construção por meio de dobragens regulares com Pergamenata 160 g. da Fedrigoni. Com base nessa técnica são criados exoesqueletos que envolvem a luz, criando uma atmosfera suave sem perder a sua intensidade.

O projeto permite adaptar o resultado à ideia original do cliente, graças ao trabalho de dobras e ângulos que tornam cada modelo único e também às características do papel, flexível e especialmente resistente para este tipo de projetos.

 

Créditos

Design e imagens: Alejandra Caro
Papéis utilizados: Pergamenata 160 g.

prev next