close

“Anuario c de c”, memória histórica da publicidade espanhola

Toda a criatividade produzida nos 365 dias do ano presa entre as páginas de um projeto editorial. Se o design do projeto estiver à altura das ideias brilhantes que encerra, então teremos o livro perfeito para continuar a alimentar as mentes criativas. Falamos do “Anuario c de c”, a memória histórica da publicidade espanhola.

 

Uma memória que, no caso de Espanha, abrange o período entre 1999 e a atualidade. Nestas duas décadas tornou-se uma publicação de prestígio e um instrumento excecional para fomentar a criatividade e promover a publicidade espanhola.

Nesta edição, tal como acontece todos os anos, o XX Anuario de la Creatividad (2019) reúne os prémios anuais que o Club de Criativos atribui à melhor publicidade espanhola. Trata-se do único certame que avalia a criatividade publicitária espanhola dentro do seu contexto e cujo principal objetivo não é tanto entregar troféus, mas sim fazer um balanço de cada ano.

 

E, sobretudo, é o único que não é efémero, pois as suas conclusões são publicadas sob a forma de livro, um documento gráfico de valor inquestionável para as gerações de mentes criativas que procuram inspiração entre as suas páginas, ano após ano.

Foi selecionado um total de 247 peças, entre elas as peças premiadas no certame, para fazer parte do XX Anuario de la Creatividad, cujo design foi desenvolvido desta vez pelo estúdio valenciano Dídac Ballester Serrano, com impressão pela gráfica La Imprenta CG.

 

O Arena Natural Bulk 100 g nas páginas interiores e o Sirio Color Limone 290 g e 170 g nas capas dão forma a este requintado livro, impresso com as técnicas de offset e relevo seco. O tipo de letra assume um papel relevante na concretização de uma publicação “tranquila e elegante”, que presta ainda homenagem, pelo XX aniversário destas edições, àquele que foi o primeiro anuário criado por Enric Aguilera Studio, que também escolheu o amarelo e o relevo tracejado para as capas.

Nesta edição, a campanha ‘Sé más viejo’, da agência Chinesa para a marca Adolfo Domínguez, foi galardoada com o Grande Prémio da XX edição dos Prémios Nacionais de Criatividade, entregues em San Sebastián, na cerimónia de encerramento do certame da criatividade espanhola “c de c 2019”.

 

O júri do certame, constituído por 24 profissionais da indústria do marketing e da comunicação comercial, na sua maioria criativos, atribuiu este reconhecimento a uma campanha em que a Adolfo Domínguez reivindica a sua essência como marca de moda de autor, apostando na sustentabilidade do duradouro e do estilo perante a fast fashion. E apelando à sabedoria que o envelhecimento proporciona.

 

“Um posicionamento, tal como reconhecido pelo júri, que vem estabelecer um ponto de vista sobre como deve ser a nossa relação com a moda num mundo cada vez mais carente de um compromisso individual com a sustentabilidade”.

Criado em 1999 como instituição espanhola sem fins lucrativos, o Club de Criativos trabalha todos os anos para melhorar a qualidade do trabalho criativo e defender a criatividade como a ferramenta mais poderosa para o crescimento dos negócios. Objetivos que reflete anualmente nos seus anuários criativos.

 

Créditos

Design editorial: Dídac Ballester Serrano para Club de Creativos
Papéis utilizados: Arena Natural Bulk 100 g, Sirio Color Limone 290 g e 170 g
Técnicas de impressão utilizadas: offset, relevo seco
Outras colaborações: Nacho Pérez (designer) e La Imprenta CG (impressão)

Nota: O anuário pode ser adquirido na secção ‘Anuario’ do sítio web do Club de Creativos

prev next