close

35 / EN / 35MM: a beleza do quotidiano

Qualquer pessoa que se interesse por fotografia sabe que as fotografias de que mais nos lembramos são aquelas que não se tiram, as que nos fogem. ‘35 EN 35MM é um desafio fotográfico que obriga a aguçar o olho para capturar essas imagens no momento preciso.

Com uma única fotografia por dia, durante trinta e cinco dias consecutivos, o criativo Daniel M. Durán e o realizador Alberto Sánchez Mena retrataram o seu quotidiano em formato analógico de 35MM. O resultado é 35 EN 35MM, um projeto documental costumbrista que os desafiou a encontrar a beleza e a atratividade no quotidiano.

Foi um desafio para eles retratar sua vida diária de um modo íntimo e muito pessoal, acrescido do desafio de tirar uma única fotografia por dia, que dava ao projeto um valor adicional muito interessante. “Durante estes dias aguçámos o olho à procura dessa imagem no momento preciso, às vezes obtendo resultados muito dignos e outras vezes nem tanto, mas é aí, nessa realidade, que acreditamos estar o encanto”, comenta Daniel.

A materialização deste projeto é um fotolivro criado pelo estúdio madrileno Azul Recreo, responsável pelo redesenho da identidade da SEIYU, uma marca de estilo de vida ligada à cultura independente que encomendou este projeto documental e editorial.

Esta primeira edição é constituída por 35 unidades assinadas, num tamanho de 13 x 18 cm. Cada unidade é composta por duas capas opostas que se contrapõem e que obrigam a mudar a perspetiva do volume para passar de um olhar para o outro. No seu interior, 100 páginas impressas a cores em papel Old Mill Premium White de 100 g, apresentadas com uma cuidada encadernação de lombada cosida com fio branco, dão forma a esta publicação única.

Cada exemplar foi impresso em papéis naturais e está protegido unicamente por uma folha de papel vegetal que torna difusa a primeira imagem da edição. Este jogo de texturas obriga-nos a pressionar o papel para ver a imagem de forma nítida e reitera a necessidade de desacelerar o ritmo e de afinar o foco para sermos capazes de apreciar tudo aquilo que nos rodeia.

O logotipo foi inspirado nessa periodicidade tão característica do projeto: uma fotografia diária durante trinta e cinco dias consecutivos.

Créditos
Design editorial: Azul Recreo para Seiyu
Fotografia: Daniel M. Durán e Alberto Sánchez Mena
Papéis utilizados: Golden Star K White 160 g e Old Mill Premium White 100 g
Técnicas de impressão: Impressão offset

prev next