close

Rounded pack: o luxo elevado a outra dimensão

Pare um segundo, puxe pela memória e tente recordar-se de alguma marca que se tenha tornado um ícone pelo design das suas embalagens. A nós vêm-nos à cabeça muitos casos em que é impossível separar a marca da sua embalagem. 

Façamos agora um exercício visual, propondo-lhe que pense nalgum produto que se tenha tornado famoso pelos contornos arredondados da sua embalagem. As opções diminuem, mas a nós continuam a vir-nos à memória propostas que conseguiram tornar-se no símbolo emblemático de marcas de prestígio. A diferença é que muitas destas embalagens estão ligadas a produtos do setor Premium ou de luxo.

Liderados pelo setor da perfumaria e da cosmética, são muitos os projetos de design de embalagem que encontram no ‘efeito curvilíneo’ o segredo do sucesso, desde os produtos e bebidas gourmet à joalharia, passando pelos acessórios, moda e calçado.

Os seus desenhos tornam-se reais partindo de uma base de cartão revestida de papel. É aí, na escolha do papel, que as possibilidades se multiplicam. Desde as que apostam no efeito rugoso, até às que imitam o tecido ou as que se destacam pelos aspetos mais sustentáveis da gama escolhida como forma de transmissão de valores.

Basta dar uma vista de olhos a alguns dos premiados nas edições do Fedrigoni Top Award para confirmar o sucesso do ‘efeito rounded’. Um deles é a embalagem do Aqua di Parma Collezione Barbiere, criada pelo estúdio Think D-Sign de Milan, que apostou em caixas cilíndricas desenhadas sobre a base torrada do Sirio Color Caffè 115 g/m2, um design premiado no concurso Top Award em 2010.

A inovadora embalagem circular utilizada pela marca francesa de cosmética Patyka, inspirada nos chapéus parisienses do início do século XX, também recebeu um merecido Fedrigoni Top Applications Award pela sua magistral utilização do Ice White Sirio Pearl 120 g/m2 na sua embalagem.

Na edição de 2009, o reconhecimento foi para a embalagem dos chocolates Amedei desenvolvida pelo Studio Fulvio Ariani, à base de Freelife Merida 100 g/m2 em diversas cores e Nettuno Pompelmo 140 g/m2.

As texturas e as cores são as grandes aliadas do formato. Nesse campo há uma nova aposta imbatível da Fedrigoni: os Sirio Color Rough, identificáveis pelo seu acabamento rugoso que eleva a experiência do utilizador apelando diretamente ao sentido do tato. A nova gama apresenta-se em cinco novas cores que se juntam aos já clássicos tons do tradicional Sirio Color. Conheça-as e deixe-se seduzir por elas!

 

Créditos

Design Boite Patyka de House of Gonzague
Papéis utilizados: Ice White Sirio Pearl 120 g/m2

Design Acca Kappa de Priority Design
Papéis utilizados: Tintoretto Ceylon Anice 140 g/m2, Tintoretto Camoscio 140 g/m2, Arena Extra White Smooth 200 g/m2, Constellation Snow Tela E/E 08 130 g/m2 e Freelife Merida Kraft 140 g/m2.

Design Acqua di Parma – Collezione Barbiere de Think D-Sign
Papéis utilizados: Sirio Color Caffè 115 g/m2

Design chocolate Amedei de Cavalieri & Amoretti
Papéis utilizados: Nettuno Pompelmo 140 g/m2, Freelife Merida Ochre, Kraft, Cream, Burgundy 100 g/m2.

Design de Diamond Cream de Haertling por Lambrecht Design
Papéis utilizados: Constellation Jade E 33 Raster 90 g/m2

Design The Balvenie Tun 1509 de Here Design

prev next