close

Perfumes Premium: o aroma que se sente através da visão

Não há nada mais subtil do que o jogo de sensações físicas e emocionais que se desprendem de um frasco de perfume. E é curioso como algo que, em teoria, deveria conquistar-nos pelo cheiro, nos atrai em primeiro lugar pelo seu impacto visual, e até tátil.

Pode tirar a prova: feche os olhos e tente lembrar-se de algum frasco icónico do mundo dos perfumes. É muito provável que a primeira coisa que lhe vem à mente seja a forma do seu recipiente ou da caixa que o contém. Contudo, será mais difícil reproduzir as suas notas aromáticas mais características.

Há uma explicação simples: a alquimia das fragrâncias é pura magia e tecnologia, mas é a embalagem que as transforma em objeto de desejo e que traça um antes e um depois na história de uma marca.

Este ponto de partida é sagrado no mundo Premium, muito especialmente no mercado dos perfumes, considerados desde o século XIX como um artigo de luxo que distingue quem o usa. Foi nessa altura que as marcas de fragrâncias se aliaram a artesãos vidreiros e designers industriais para impulsionar a perfumaria moderna.

Nesse momento, o frasco e a caixa ganharam a mesma importância que a fragrância, numa corrida em que deixaram de ser meros transmissores de uma mensagem e de valores, para se transformarem na própria mensagem e valerem por si só.

Em poucos setores o design de embalagem tem um valor tão grande como ferramenta de sedução como no da cosmética e da perfumaria, pois é uma das emoções que as fragrâncias mais procuram. Não é só a forma do frasco, também a tipografia, a gama cromática, as ilustrações e o design de embalagem se unem para a alcançar

Luxo e sofisticação no design: embora seja evidente que será o aroma que acabará por nos conquistar, a embalagem deve ser capaz de criar uma ilusão em torno da fragrância. Neste setor, o segredo está em conseguir recriar mundos que falem de sofisticação e luxo, inovação e futuro, delicadeza e sensualidade, modernidade e rutura ou erotismo e sexualidade. Todos os sentidos, e não só o olfato, intervêm no processo psicológico que nos faz sentir especiais e nos leva à compra final.

Uma vida posterior: algo que caracteriza os perfumes do setor Premium é a segunda vida que se dá ao recipiente e à embalagem que o envolve. As suas formas inovadoras e criativas tornam-no um objeto decorativo e funcional com mais vida do que a de um simples recipiente. É nesta possibilidade que se foca parte da estratégia de venda de muitas marcas de perfume.

Inovação e tecnologia: A inovação, o design e a sustentabilidade são elementos que determinam a escolha de uma embalagem ou de outra. A sofisticação tem obrigado este setor a inovar e a aliar-se continuamente à tecnologia na procura de novas formas e funcionalidades e de respostas para as solicitações de sustentabilidade cada vez mais prementes.

Créditos:

Deluxe Set Christmas 2019 Chloè parfum de Pozzoli SpA. Papeles empleados: Arena Extra White Smooth 140 gr

Amouage del estudio de diseño Trigger. Papeles empleados: Xper Premium White 120 gr

Gilio – Salvatore Ferragamo de Cavalieri & Amoretti S.r.l Società Benefit. Papeles empleados: Woodstock Cipria 80, 140 gr

Viadeimille Sicilia, Collezione Ianco de by Industrialbox srl – Italy. Papeles empleados: Tintoretto Crystal Salt 140, 250 gr

YVRA 1958 de Durk Hattink. Papeles empleados: Sirio Color Gialloro 115 gr

prev next