close

O papel e o comércio eletrónico, ou como melhorar a experiência do cliente

Atualmente, os números são claros: em 2020, o comércio eletrónico aumentou mais de 65%. A nossa forma de comprar mudou exponencialmente nos últimos meses, uma tendência claramente influenciada pelas circunstâncias atuais, mas que já se vinha a impor nos últimos anos. A pandemia foi o fator determinante para os números dispararem.

Hoje, ir às compras significa, em muitos casos, sentar-se à frente de um ecrã. É aí que começa uma viagem de pesquisa, compra e espera até que o produto ou serviço chegue ao destino. Neste último passo, a apresentação pode fazer brilhar ou arruinar todo o processo.

As marcas e as empresas, desde as maiores às mais pequenas, estão atentas ao auge do digital, adaptando-se a passos gigantes ao novo reinado do comércio eletrónico. Alimentação, higiene, dispositivos eletrónicos, brinquedos, vestuário e calçado são algumas das categorias mais pesquisadas na Internet. Não são só as lojas de retalho e produtos, também o setor de serviços se está a movimentar nesta corrida pelo posicionamento online.

Ao mesmo tempo, os consumidores tornam-se cada vez mais exigentes e esperam que a marca ofereça a melhor experiência possível neste método de compra, do princípio ao fim. E para este fim, a apresentação é essencial.

A razão é óbvia: hoje o cliente deseja receber atenção e sentir que a marca fala consigo na primeira pessoa, com produtos exclusivos e uma apresentação personalizada. Isso envolve não só cuidar até ao mais ínfimo detalhe da embalagem, como também dos envelopes e cartões de acompanhamento, das etiquetas, dos catálogos, das faturas e guias de remessa. A lista é extensa e abrange tudo o que permite tornar a experiência do cliente criativa e inovadora.

Cuidar desta apresentação marca a diferença na experiência de compra, cria valor acrescido, fideliza o cliente e, inclusive, torna viral a marca em fóruns e redes sociais, onde o cliente satisfeito não hesitará em partilhar a sua experiência. E tudo isso é essencial quando falamos de marcas Premium e de luxo.

Neste campo, o papel continua a reinar, impulsionado ainda mais pela crescente exigência de um fator fundamental: a sustentabilidade, uma das tendências que prevalece nos envios para o domicílio e cujo sucesso reside em:

Funcionalidade e design

Quando a compra é efetuada online, há muito menos interação entre comprador e vendedor, pelo que a embalagem constitui uma forma adicional de fidelizar o cliente. Na apresentação devem estar refletidos os valores da marca, seguindo uma linha gráfica coerente.

 Sustentabilidade

A sustentabilidade é uma tendência que parece ter vindo para ficar. A aposta em materiais amigos do meio ambiente é garantia de sucesso numa sociedade cada vez mais consciente da importância da proteção do nosso ambiente.

Emoções e personalização

Os momentos mais especiais do consumo são aqueles que estão ligados à emoção do fator surpresa. Nesse sentido, é cada vez mais determinante a aposta num forte storytelling, que apele às emoções do consumidor, ou nas embalagens interativas (os códigos QR voltam a estar na moda). Mas, sem dúvida, a personalização da embalagem e os elementos que a completam constroem de forma imbatível uma ponte emocional com o cliente.

O segredo está em encontrar um equilíbrio entre design, originalidade e o melhor suporte, para criar esse ponto de ligação entre a marca e o cliente nas compras online.

Na Fedrigoni, há anos que atendemos às necessidades destas marcas que querem crescer nos seus envios online e deixar os seus clientes com um bom “final de boca”. Ao longo desta ascensão do comércio eletrónico, muitas das nossas gamas deram forma a inúmeros tipos de suportes, desde etiquetas a sacos, embalagens, folhetos e envelopes personalizados e todo o tipo de suplementos que fizeram brilhar a entrega final.

A verdade é que o papel disponibiliza um enorme leque de possibilidades e as nossas gamas adaptam-se a qualquer tipo de proposta. Encontre a mais adequada para a sua empresa. Vamos conversar?

 

Créditos das imagens: Secret Box Fedrigoni, Fashion Partner Fedrigoni

prev next