close

Yolanda. Um fanzine com nome de mulher.

Hoje apresentamos-lhe “Yolanda”, um fotolivro-fanzine autoeditado sobre juventude, sobre drogas e sobre sida. Sobre o crescimento (curto) e o declínio (longo) de uma adolescente e do seu namorado que nunca conseguiram ser adultos.

O seu autor, o fotógrafo Ignacio Navas, desenvolveu sempre projetos com um toque autobiográfico e documental. Mas talvez “Yolanda” seja a sua proposta mais pessoal, reconstruindo uma época e uma geração a partir da recordação, das fotografias e das conversas que lhe restam da sua tia Yolanda, que mal conheceu porque morreu de SIDA quando o fotógrafo tinha apenas seis anos.

O design ficou a cargo de Jorge Fernández Puebla, que quando começou a produzir livros de forma profissional se aproximou do mundo do fotolivro, experimentando novas formas de narrar através do design.

 

FE_23_8

FE_23_5

FE_23_4

FE_23_9

FE_23_2

 

Para este projeto escolheram o nosso Good Paper porque, segundo as suas próprias palavras:

“A Fedrigoni nos oferecia gamas de branco subtil mais apagadas, sem cair no efeito de envelhecimento, leve para não perder a conotação com um fanzine, mas que suportasse a impressão fotográfica. No caso dos encartes, procurávamos mesmo uma diferenciação de cor, mas dentro de uma mesma gama. O catálogo da Fedrigoni respondeu às nossas necessidades”.

Nas páginas interiores foi utilizado Arcoprint Milk de 85g, para o interior das badanas foi escolhido Arcoprint Edizioni 1.3 Avorio de 85g e para a capa o Symbol Freelife Satin de 200g. O fanzine foi plastificado em ambas as faces a mate, impresso digitalmente e agrafado a cavalo em dois pontos. Foi produzida uma primeira edição de 200 exemplares em espanhol e outros 200 em inglês.

A pré-impressão contou com a colaboração de Trimgo Estudio, a produção foi realizada com Pulse Print e Sarah Blanquet foi a responsável pela tradução. Este projeto também foi possível graças ao apoio do Arquivo Municipal de Tudela e da Galeria Ponce + Robles.

Obrigado por escolherem o nosso Good Paper para nos apresentarem a “Yolanda”. Foi um prazer conhecer-te.

 

+info: Yolanda

prev next