close

Um tributo à Bauhaus

Um tributo à Bauhaus, a célebre escola de arquitetura, design, artesanato e arte, fundada em Weimar em 1919, que celebra este ano o centenário da sua fundação. É exatamente isso que é “Bauhaus_100 (X3)”, o último projeto do atelier de impressão BunkerType.

Três etapas, três locais, três diretores, três figuras geométricas. O conceito de Trindade parece quase ligado à história da Bauhaus e é assim que o projeto o apresenta, um tríptico que homenageia a grande escola do início do século XX, impresso em papel Freelife Vellum White 170, um dos papéis ecológicos e reciclados mais famosos da Fedrigoni, produzido a partir de plantas e materiais orgânicos que não deixam pegada ambiental.

 

Trata-se, segundo Jesús Morentin, designer gráfico e criador da BunkerType, “de um trabalho de revisão e reinterpretação de um passado que reivindicamos como atual, mas sobre o qual ainda há muito a aprender”. Para isso, o projeto parece fugir dos clichés para, ainda assim, se manter reconhecível. Incorpora os aspetos mais identificáveis da escola, tratando-os por outro prisma.

É desta forma que surgem as recorrentes formas geométricas básicas da Bauhaus, contudo, não como elementos significantes, mas sim como simples recipientes. Aparecem também imagens, mas não para retratar as já conhecidas obras ou espaços, mas sim a intangibilidade do espírito e das aventuras daqueles que viviam na escola.

 

Até as inegociáveis cores primárias transmutam para tons metálicos primários (ouro, prata e bronze), recalcando a singularidade da comemoração. O texto que acompanha ao projeto, escrito por Juan Agustín Marcano, resume-o assim: “aventuras de descoberta e igualdade, onde o mérito e a diversão corriam a rodos e sem complexos, atrevendo-se a quebrar todas e cada uma das convenções estabelecidas”.

A coleção é composta por três composições impressas com os tipos móveis de madeira e chumbo tão preciosos para a BunkerType, um atelier de impressão de tipografia tradicional (letterpress). Neste local são concebidos e realizados projetos de investigação e recuperação de antigos métodos de impressão, com processos –tanto de montagem como de impressão– totalmente manuais.

 

Deste atelier surgiram outros trabalhos de revisão histórica, como “The New Call”, que reinterpretava a paradigmática revista editada entre os anos 1923 e 1926, “Spain Is Different”, uma visão pessoal e crítica da sociedade e da política de Espanha, ou “Futura_90”, uma homenagem ao tipo de letra desenhado por Paul Renner em 1927, por ocasião do seu nonagésimo aniversário.

 

Créditos
Design, fotografias e impressão: BunkerType
Papéis Fedrigoni utilizados: Freelife Vellum White 170

prev next