close

Para boas práticas, bons manuais.

Para uma sobremesa ficar bem executada é preciso uma boa receita que nos ensine passo a passo as etapas e qual a sua ordem e proporções.

Também em contextos mais profissionais, mas sobretudo com artes oficinais em que a presença de um mestre do ofício faz toda a diferença, uma boa “receita” pode ajudar bastante. Se não se tem o mestre, então que se tenha uma boa cartilha! Foi exatamente por essa necessidade que surgiu o projeto Manual Prático do Tipógrafo a que o Clube dos Tipos deu vida (e muito bem!).

A publicação consiste num glossário de termos essenciais e descreve as várias fases e respetivos materiais utilizados para uma boa prática, tendo sempre como contexto as oficinas de tipografia tradicional.

O objetivo desta publicação foi criar uma base de entendimento que facilite a comunicação dentro das oficinas de tipografia tradicional, de forma a que novos interessados na prática tipográfica, técnicos e designers falem a mesma linguagem. Assim, os conteúdos destes Manuais estão organizados de acordo com a técnica.

O Clube dos Tipos pretende assim reavivar o acesso às oficinas de tipografia, e para isso é fundamental que os aprendizes tenham um manual nas suas mãos. “As mesmas mãos que se vão encher de pó de chumbo e tinta, devem poder folhear, sem medo de sujar, o seu próprio manual”.

A impressão deste Manual foi feito em tipografia tradicional, com tipos de madeira e de chumbo, incluindo material pertencente ao espólio da Imprensa da Universidade de Coimbra.

As capas dos manuais, não podiam descorar e foram impressas em papéis Fedrigoni:  Freelife Mérida 215 gr e Tintoretto Ceylon 250 gr.

A Tipografia Damasceno, onde foi impresso, está localizada na zona de proteção da área classificada como Património Mundial da Unesco. O Clube dos Tipos consideram importante valorizar, promover e dar a conhecer o património industrial existente dentro desta oficina tipográfica, bem como o património imaterial personificado na figura do Mestre Tipógrafo Rui Damasceno.

É com muita satisfação que a Fedrigoni incorpora este projeto sendo que a tradição também faz parte da nossa essência.

Muito obrigado pela escolha Clube dos Tipos.

Créditos fotográficos Daniel Santos/FBA.
prev next