close

O tempo conservado num calendário intemporal

Há objetos aos quais a tecnologia não consegue fazer sombra. Por muitas aplicações móveis, sistemas digitais ou programas informáticos que sejam criados para nos ajudar a planificar o nosso dia a dia, nada se compara a ter nas mãos uma dessas agendas organizadoras” onde anotamos toda a nossa vida.

 

Às vezes é muito mais do que uma simples agenda. É um objeto admirado onde poderá até ser difícil escrever devido ao seu design e beleza, desejando que as suas páginas nunca se esgotem.

 

Qualquer criativo ou criativa que se preze traz consigo uma destas preciosas agendas. Escrever, desenhar, rabiscar ou anotar as ideias nas suas páginas é, para a maioria, um verdadeiro prazer, no qual o papel, e não só o design, desempenha um papel essencial. A forma como a caneta, o lápis ou os marcadores deslizam pelas folhas conta tanto como o design e o aspeto prático da agenda.

Um exemplo claro é o projeto pessoal que a designer portuguesa Joana Prudêncio revela na sua agenda “Undated Planner”, para a qual não hesitou em escolher o papel Arcoprint Milk 300 g da Fedrigoni para as capas e para o encarte do calendário, e o mesmo papel, mas de 120 g, para o interior e para o encarte do planificador anual. A gama proporcionou ao projeto um volume excecionalmente alto e uma grande opacidade, além de um excelente rendimento de impressão.

 

A agenda consiste numa combinação perfeita entre liberdade e organização. Criada com a particularidade de poder ser usada em qualquer mês ou ano, esta agendaorganizadora” inclui um calendário mensal sem datas que permite iniciar a sua utilização em qualquer dia ou mês.

Cada mês ocupa uma página dupla e, na parte final, a agenda contém um caderno de 22 páginas para notas e, em jeito de folheto, um planificador anual com todos os dias do ano e um calendário. Uma faixa elástica mantém todas as peças unidas dentro da agenda.

 

Para produzir esta agenda inspirada na natureza, escrita em inglês e com um tamanho de 13,5 cm x 19,5 cm, foi utilizada impressão offset nas capas e impressão digital no interior e no planificador anual.

 

Créditos

Design e imagens: Estúdio de Joana Prudêncio

Impressão: Indústria Portuguesa de Tipografia para o livro (impressão digital para as páginas interiores e offset para as capas), We Make It para o calendário de 2018 e Stolen Prints para o calendário de 2019 (risograph printing)

Papéis utilizados: Arcoprint Milk 300 g (capas e calendário), Arcoprint Milk 120 g (páginas interiores e planificador anual).

prev next