close

Locus + Materica = o equilíbrio da paisagem

Natureza, calor, contemporaneidade e intemporalidade. Um equilíbrio difícil de alcançar num projeto de identidade corporativa. Contudo, a agência criativa +b consegue uma harmonia singular no trabalho realizado para o atelier de arquitetura e paisagismo Locus Landscape Architecture, com o qual ilustramos a nossa secção Seleção Fedrigoni.

Os sofisticados projetos de paisagismo, que este atelier de arquitetura cria para solucionar os desafios do ambiente exterior dos edifícios, caracterizam-se por um ar clássico que os inclui na corrente do “Novo Classicismo“. Tendo em conta esta tendência do atelier, era evidente que o conceito do “clássico” devia ter um lugar especial neste projeto de identidade visual.

 

Com essa pátina clássica como pano de fundo, a agência de design optou por basear a identidade na ideia de que tudo pode ser representado através das respetivas coordenadas geográficas. O mote foi então dado pelo conceito de LOCUS=LUGAR, ideia que deriva da expressão LOCUS AMOENUS: “lugar idílico” em latim.

A partir daí, as coordenadas do atelier foram associadas ao logótipo, um recurso que a agência aplicaria como denominação do projeto.

 

O tipo de letra Futura conferiu à identidade o toque moderno e linear que se pretendia e que combinava bem com o carácter intemporal e clássico em que o design assenta.

Comunicar esse equilíbrio através do papel carecia de uma minuciosa pesquisa e seleção do suporte adequado, para que fosse possível manter o carácter natural e simultaneamente sofisticado do projeto.

 

Foi conseguido com a escolha da gama Materica da Fedrigoni, cujas características de textura e calor especiais permitem que o papel assuma um protagonismo distintivo, mas sendo o menos invasivo possível.

 

A linha cromática foi solucionada através da seleção de quatro cores de papel para as diversas aplicações da identidade corporativa. O resultado é um conjunto harmonioso que consegue manter a linha dinâmica, clássica e quente que está subjacente aos projetos paisagísticos do atelier.

 

É possível que tenha conseguido o mesmo efeito com algum dos seus projetos de design. Se acredita que merece ser apresentado na nossa secção Seleção Fedrigoni, não deixe de o partilhar connosco através da nossa plataforma, para que possamos dar-lhe outra vida nas nossas redes. Esperamos por si!

 

Créditos:

Design e imagem: agência criativa design +b para Locus Landscape Architecture.
Papéis utilizados: Materica Gesso 120 g, Verdigris 360 g, Ardesia 360 g, Kraft 120 g y 360 g.
Técnicas de impressão e acabamentos utilizados: relevo seco em alto-relevo, estampagem, impressão a duas cores, contracolagem.

prev next