close

Douro e crochet, um pack único para um vinho único

Duas productoras de vinho que partilham uma paixão pela uva do Douro nomearam Rita Rivotti para projectar e idealizar o pack da sua produção enóloga. Como duas antigas amigas que se encontram para conversar e dar voltas às agulhas, o vinho ganha o nome de Crochet, para ser apreciado com esse vagar e intimidade.

Tanto a ilustração como a tipografia e todo o sistema visual foram pensados para suportar as técnicas e efeitos gráficos que realçam o imaginário do crochet: o relevo, o cortante, e stamping adicionam a este grafismo um requinte minucioso que joga com os sentidos visual e táctil.

O estojo branco leva um impressionante cortante a laser que através de uma detalhada filigrana de crochet, deixa entrever as garrafas no seu interior. Branco, negro e prata, uma contenção e leveza que nos permite apreciar o material e como este reage à tinta e ao volume. Pontualmente, um papel ilustrado de cor bordeaux embrulha a garrafa quando esta é vendida separadamente.

 

 

“Queríamos que o logotipo transmitisse o movimento da mão quando alguém faz crochê. Tecnicamente, os terminais das letras são grossos o suficiente para suportar o alto-relevo e a ilustração – que remonta ao típico bordado – foi desenvolvida especificamente para este rótulo e para o método de corte na caixa. Todo um desenvolvimento de uma nova linguagem para os vinhos portugueses.”

Rita Rivotti, inúmeras vezes premiada, especializou-se no design de embalagens e etiquetas de vinho e o seu trabalho já cruza fronteiras com referências de prestígio. Abraça cada projecto como único e faz questão em investigar as raízes e influências do produto para assim materializar graficamente a sua imagem, que procura que seja única e verdadeira.

“Construir ou renovar marcas de vinhos não é o mesmo que criar ou refrescar a imagem de uma insígnia de bolachas. Tem uma linguagem e requisitos muito próprios, precisa de transmitir confiança e tradição, usar determinados códigos para ser fiável. (…) Somos hoje já responsáveis por milhões de garrafas que acompanharam boas conversas entre amigos. ”

Vale a pena conhecer melhor o projecto Crochet e de resto, todo o portfólio desta equipa que pretende revolucionar o packaging português no vinho, no azeite e no mercado gourmet.

prev next