Fedrigoni Club

Informações

Este artigo foi escrito o 23 Out 2017, e está arquivado em Seleção Fedrigoni.

Pós atual é marcado

, , , , , , ,

Quinta da Vacaria – A lenda itinerante.

Reza a história que o vinho produzido na Quinta da Vacaria remonta a 1616, há 4 séculos atrás. Entre viagens em pipas nos barcos rabelo com falsas identidades e o anonimato das produções locais, nasceu nas margens do Rio Douro e chegou até aos nossos dias com este passado fenomenal para nos dar a provar este néctar dos deuses. É com enorme orgulho, portanto, que a Quinta da Vacaria tem hoje um dos maiores e mais valiosos stocks de Vinhos do Porto antigos, que só em 2016 foram finalmente engarrafados na origem e rotulados com marca própria.

Foi neste magnífico espólio que o atelier Rita Rivotti se inspirou para desenhar o packaging deste vinho. Assim sendo, procurou evocar todo o “glamour” e prestígio destes 400 anos de história a viajar pelo mundo. Inspiraram-se em mapas antigos, compassos, astrolábios e rosas dos ventos, criaram um poderoso V (de Vacaria) rodeado por elementos gráficos de grande pormenor onde a riqueza do ouro contrasta com a textura do papel artesanal azul marinho.

A imagem criada é um desafio à linguagem tradicional dos vinhos do porto destacando-se fortemente numa prateleira da categoria, sobrepondo-se a todas as outras.

A colecção das quatro garrafas de 10, 20, 30 e 40 anos é transportada num estojo inspirado numa antiga mala de viagem numa alusão clara ao seu passado e ao seu espirito viajante. A produção ficou a cargo da Manufacturas Aéme, Lda e o papel é o nosso Tintoretto Gesso 95gr com estampagem a ouro.

Não podíamos estar mais orgulhosos de fazer parte deste produto vencedor, não só na categorias de design – ganhou Ouro nos prémios Muse Creative Awards e Prata nos prémios Pentawards – mas também na categoria de patrinómio nacional – o vinho do Porto.

Deixe uma resposta