Fedrigoni Club

Informações

Este artigo foi escrito o 27 Nov 2017, e está arquivado em Seleção Fedrigoni.

Pós atual é marcado

, , , , , ,

Ilustradora 360 – o trabalho de Inês Munhá

Cada vez mais, nos tempos que correm, damos valor à origem.
Gostamos de saber se comemos legumes provenientes de agricultura biológica ou se a roupa que vestimos é 100% algodão. Há ainda quem vá mais longe e produza o seu próprio vestuário!
Os processos começam a ter de novo um valor acrescentado, associado ao orgulho do saber fazer.
Então, porque não aplicá-lo também à ilustração? Foi o que fez Inês Munhá.

A paixão por trabalhos manuais fez com que a serigrafia fosse uma escolha natural para imprimir as suas ilustrações. A sua criatividade passa assim diretamente para a tela e daí, com uma passagem de tinta no transfer, fica perpetuada no papel.

A plasticidade da tinta no papel é o que mais fascina a autora nesta técnica – que lhe foi ensinada pela Maria Boavida da Carapau Amarelo – e que põe em prática na VOLTA- Oficina Criativa. O papel é Fedrigoni e a sua escolha recaí no Matérica Gesso, com diferentes gramagens consoante a mancha de tinta que aplica no papel.

“As gordas” – as personagens que Inês cria – são manchas de cores planas que se sobrepõem, encontram ou desencontram, criando um cenário bucólico quase sempre bi ou tricolor. O mesmo processo repete-se em “Modern Love”, impresso a duas cores sobre Matérica Gesso 360gr.

A coleção de 8 postais que Inês ilustrou foi também impresso em Matérica gesso mas agora de 250gr e com impressão digital. No entanto, sem nunca descurar a técnica que elegeu, a capa que os envolve foi também impressa em serigrafia manual.

+ info sobre Inês Munhá no seu tumblr, instagram e loja online.

Deixe uma resposta