Fedrigoni Club

Informações

Este artigo foi escrito o 30 Out 2017, e está arquivado em Seleção Fedrigoni.

Pós atual é marcado

, , , , , ,

Caracter a caracter, se forma a palavra Mater.

E foi assim que nasceu um livro de poesia impresso em tipografia tradicional.

Esta frase parece a conclusão de uma história mas acreditem que é apenas o início de um texto que mil palavras não chegam para explicar a magia que a Quadratim Letterpress faz na era do digital.

Quando a comunicação do mundo corre em pixels e offset, heis que surge a contracorrente. Um pai tipógrafo e uma filha aprendiz da arte, decidem abrir um estúdio de tipografia onde o papel é rei, as são máquinas centenárias e o teclado do computador é substituído por caracteres de chumbo – à qual deram o nome de Quadratim Letterpress.

Para os amantes do papel, da palavra escrita e do cheiro a livro, este é sem dúvida o estúdio ideal. Assim surgiu a primeira encomenda de livro impresso, por parte das edições Besouro, para publicar então o Livro Mater (poemas para uma novena) da também estreante autora Sandra Cruz.

Foi composto manualmente com caracteres de chumbo e impresso na máquina Heidelberg de pinças. A pedido da editora, trata-se de uma tiragem de número ímpar (163 exemplares), numerados e posteriormente assinados pela autora.

O papel utilizado foi o Materica Limestone 120gr (para o miolo) e o Materica Limestone 360gr (para a capa).  Todo o texto no miolo foi impresso a preto.

A capa teve impressão a seco (no título) e impressão com nuances de cor na restante composição abstracta criada por vinhetas tipográficas.

Cabe-nos agradecer a escolha dos nossos papéis, sendo também a Fedrigoni uma empresa com tradição, muito gosto temos em preservar e fazer história com objetos impressos em papel.

Deixe uma resposta