Fedrigoni Club

Informações

Este artigo foi escrito o 12 Jun 2017, e está arquivado em Sabia....

Pós atual é marcado

,

This way up ↑↑: A direção da fibra do papel.

O papel, esse material pelo qual somos obcecados e de que damos conta no Fedrigoni Club a cada semana através de projetos, eventos e lançamentos em que explicamos as características técnicas das mais de 3.000 referências de papéis Fedrigoni. Mas sabem qual a direção da fibra de uma folha apenas pelo olhar?
FedrigoniClubPt_Fibra

Conhecer esta propriedade és muito importante para muitos processos: encadernação, estampagem, vincos, impressão. Fazer as coisas na ordem certa da “fibra” ou fazer na “contra fibra”, podem fazer de um grande trabalho um desastre.

Temos três métodos básicos para comprovar a direção da fibra do papel:

1. Rasgue uma folha de papel no centro. Se ao rasgar o corte for reto, significa que é paralelo à fibra do papel. Se em vez disso se rasgar obliquo, significa que é perpendicular à fibra do papel.

ilustration3Steps-01

2. Também se pode comprovar utilizando o método “à prova de água”. Corte duas tiras de papel como na imagem em baixo e à esquerda. Ponha um pouco de água uniformemente ao longo da tira do papel e espere até que as fibras do papel comecem a enrolar. Se a tira se enrola ao longo do papel (imagem superior direita), quer dizer que a fibra é paralela ao comprimento do papel. Se a tira só se enrola moderadamente nos extremos (imagem inferior direita), significa que a fibra do papel é perpendicular a da folha de papel.

ilustration3Steps-02

3. Outra opção é cortar duas tiras de papel, mante-las perpendicularmente entre si por um extremo e comparar. Se o peso da tira é menor (imagem superior direita), significa que a direção da fibra do papel é paralela a do comprimento do papel. Se o peso da tira de papel é maior (imagem inferior direita), significa que a direção da fibra de papel é perpendicular a toda a folha de papel.

ilustration3Steps-03

 

Deixar uma resposta