Fedrigoni Club

Informações

Este artigo foi escrito o 21 Jul 2014, e está arquivado em Sabia....

Pós atual é marcado

, ,

Sabia… O que significa Acid Free?

 

Acid Free é um logotipo que certifica que os papéis têm um pH de 7 ou ligeiramente superior.

O que implica ter um pH de 7?

Os papéis são materiais vivos e já em 1930 William Barrow se tinha apercebido da deterioração do papel com o passar do tempo. Se não se controlar a acidez destes materiais, o contacto com a luz pode causar desgaste e afetar a sua composição. Por esta razão é importante que o papel tenha um carácter neutro ou básico, sendo que um pH igual a 7 proporciona um carácter neutro. Assim, se o papel tiver um pH de 0 a 7 será ácido, o que acarreta outras consequências.

Para conseguir que o papel seja isento de ácido, ou alcalino, no processo de fabrico é tratado com cálcio ou carbonato de magnésio para que estes aditivos neutralizem os ácidos naturais criados pela própria celulose. Anteriormente já falámos sobre o Digestor, recorda-se? É nesse momento do processo de fabrico da folha que se faz o tratamento, controlando-se desta forma a alcalinidade. Portanto, garante-se que todos os papéis com este tratamento terão uma durabilidade de, pelo menos, 100 anos.

Tanto para documentos de arquivo, como para obras de arte, e atualmente no auge do ‘scrapbooking’, são cada vez mais os utilizadores que procuram papéis com esta certificação, para poderem ter a certeza de que aguentarão a passagem do tempo.

 

One Comment

  1. Reinaldo Alves
    23 de Maio de 2018

    Achei ótima essa informação, pois na brindesdiplomata, vendemos vários papéis
    da Fedrigoni, em especial o Color Plus e o Vergê Plus e os metalizados.

Deixe uma resposta