Fedrigoni Club

Informações

Este artigo foi escrito o 28 Jun 2018, e está arquivado em Sabia....

Pós atual é marcado

, , ,

Sabe quando surgiu o papel moeda?

Este papel tem a sua origem na China, no século VII, no entanto, o papel-moeda não se instaurou como uso oficial até ao ano de 812. Atualmente, os exemplares mais antigos conservados datam do século XIV.

Na Europa, foi na Suécia que as primeiras notas foram fabricadas, em 1661. Quem as imprimiu foi o cambista Johan Palmstruch, que as entregava como forma de “recibo” ou “certificado” a quem depositava ouro ou prata no Banco de Estocolomo. Curiosamente, foi ele mesmo o fundador deste banco.

E à Península Ibérica? Quando chegou?
Foi no ano de 1780 que chegou a Espanha. Durante o reinado de Carlos III e o seu uso popularizou-se rapidamente por ser muito mais cómodo de transportar. Com as notas deixou de ser necessário carregar a famosa bolsa cheia de moedas, muito mais chamativa e pesada.

Na Europa, as notas de euro entraram em circulação no dia 1 de Janeiro de 2002 nos 12 estados da UE que adoptaram o euro nesse ano: Alemanha, Austria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos e Portugal.

Os elementos anti-falsificação são cada vez mais: marcas de água, filos de segurança, fibrilhas, luas, pigmentos e sensibilizações feitas directamente durante o processo produtivo. Também se aplicam na superfície outros elementos de segurança: bandas holográficas e serigráficas.

A Fabriano Security, filial da Fedrigoni SA., é a linha de papéis especificamente estudados e projetados para oferecer a máxima garantia contra as falsificações, sobretudo no euro.

Deixe uma resposta