Fedrigoni Club

Informações

Este artigo foi escrito o 16 Out 2017, e está arquivado em Sabia....

Pós atual é marcado

, , ,

Sabe porque se torna amarelo o papel nos documentos antigos?

Um grupo de cientistas revelou as mudanças a nível molecular existentes no processo do papel branco se tornar amarelado e como esta fórmula pode ajudar a preservar os documentos antigos de elevado património cultural. Em entrevista à revista Physical Review Letters, foi publicado um estudo para que seja acessível a todas as pessoas que possam estar interessadas no assunto.

Durante 48 dias colocaram-se 3 amostras de papel sem ser branqueado e que envelheceram rapidamente através de reatores. Graças a eles foram simuladas diferentes condições ambientais. Com o passar do tempo, as fibras de celulose oxidam e este processo modifica as moléculas e converte-se em cromóforos (conjunto de átomos de uma molécula responsável pela sua cor), absorvendo a luz.

O papel branco é branco porque reflete todas as cores da luz, mas nestes papéis envelhecidos, cheios de cromóforos que refletem comprimento de onda que fazem precisamente que se veja amarelo. Graças a estas conclusões, é mais fácil fazer a manutenção destes livros e assim, conseguir evitar o processo de degradação das suas cores.

+info: APS Physics

Deixe uma resposta