Fedrigoni Club

Informações

Este artigo foi escrito o 05 Jun 2012, e está arquivado em Sabia....

Pós atual é marcado

,

Como verificar a direcção da fibra do papel

O papel é uma fina folha elaborada com pasta de fibras vegetais. Para os mais especialistas, basta olharem para o papel para saberem qual é a direcção da fibra numa folha. É possível que esteja a perguntar se isto serve para alguma coisa, mas sabê-lo é muito importante para vários processos: encadernação, troquelagens, dobragens, impressão. Fazer o trabalho ‘a fibra’ ou ‘contra-fibra’ pode significar um grande trabalho ou um desastre.

Há três métodos básicos para comprovar a direcção da fibra do papel:

1. Rasgar uma folha de papel ao meio. Se ao rasgar o corte é recto, significa que é paralelo à fibra do papel. Se, ao contrário, for oblíquo, significa que é perpendicular à fibra do papel.

2. Também se pode verificar utilizando o método “teste da água”. Cortar duas tiras de papel como se mostra na imagem da esquerda. Deitar um pouco de água uniformemente ao longo da tira de papel e esperar até que as fibras comecem a encrespar-se. Se a tira se enrolar ao comprimento (superior direita), quer dizer que a fibra é paralela ao comprimento do papel. Se a tira apenas se enrola moderadamente nos extremos (inferior direita), significa que a fibra do papel é perpendicular à folha de papel.

3. Outra opção é cortar duas tiras de papel, prendê-las perpendicularmente entre si por uma das pontas e comparar. Se o peso da tira é menor (superior direita), significa que a direcção da fibra do papel é paralela ao comprimento do papel. Se o peso da tira de papel é maior (inferior direita), significa que a direcção da fibra do papel é perpendicular a toda a folha de papel.

2 Comments

  1. Matheus
    12 de Maio de 2018

    Comentário
    Explicação péssima, a começar pela forma de identificar a imagem, superior direita e inferior direita… direita é a imagem da direita? ou a tira da direita? Por favor, dar número às figuaras para facilitar…. outra coisa o terceiro método eu teria q estar comparando dois papéis para saber pelo peso a posição de fibras… mas eu posso ter só um papel em mãos e querer saber a direção de fibras dele… e aí???? este método para este caso não se aplica….

    • maria boavida
      30 de Maio de 2018

      Olá! eu penso que as imagens não estão identificadas porque ambas representam a mesma folha;
      a segunda forma proposta, é também a mesma folha:
      se tiveres uma folha A3 (é mais fácil ver com uma folha grande) cortas uma ripa pelo comprimento da folha ao alto, e outra com o comprimento da folha ao baixo – cortà-las com o mesmo comprimento final e dar nome: quando as prenderes pela ponta, especialmente se ligeiramnete molhadas (por exemplo com um borrifador) elas começam a encartilhar, e acontece que uma irá ficar com o extremo ondulado, outra fica com o extremo só arredondado suavemente – esta segunda está a ser então dobrada na direcção certa da fibra, logo a fibra é paralela ao lado maior do papel

      truques rápidos:
      se forem folhas fininhas, pousas a folha na mesa; molhas o dedo com àgua, e passas em dois lados inteiros do papel (os dois lados perpendiculares – que fazem 90º): aqui vais ver logo que um lado ondula, outro arredonda – a dobra/vinco é feita então perpendicularmente ao lado que arredonda.
      folha grossa: faz um vinco na folha, um em cada direcção: um deles quebra ratado e faz rugas feias; o outro dobra e nao faz rugas agressivas – este ultimo é a direcção certa da fibra e que o papel deve ser dobrado.

Deixe uma resposta