close

PULP 15 e alguns convidados excecionais no nosso Showroom

Sala esgotada no último evento do nosso Showroom de Madrid. Era uma oportunidade única: a apresentação em primeira mão de um novo número da nossa revista PULP. Um “número 15” especialmente dedicado ao mundo do packaging e à forma como o papel se pode tornar o melhor aliado para posicionar uma marca através da sua imagem exterior.

 

Nada melhor para abrir o debate do que o excecional ponto de vista de John L. Walters e Sarah Snaith, editor e assistente de edição, respetivamente, das revistas PULP e EYE Magazine, acompanhados por Juan Mantilla, diretor artístico responsável por algumas das embalagens mais arrojadas e experimentais da prestigiada marca italiana de cosmética Kiko Milano. É precisamente a ele que este novo número dedica uma extensa entrevista e uma elegante capa, protagonizada pelo design da coleção Asian Touch da Kiko realizado em Old Mill Avorio de 300 g/m2.

Durante o evento foi também apresentado o novo catálogo "Blush Palette", ideal para projetos de design direcionados para o mercado da cosmética e do luxo

O encontro -conduzido por Sylvia García, responsável de Marketing da Fedrigoni Espanha e Portugal, e com a animação, como é habitual, a cargo dos nossos parceiros da Estrella Damm– foi a ocasião ideal para conhecer em primeira mão o projeto editorial da PULP e descobrir o novo catálogo “Blush Palette”, que reúne uma paleta de 12 tons de papel inspirados nas cores da tez que o tornam especialmente adequado para projetos de design direcionados para o mercado da cosmética e do luxo (pode aqui ver mais fotografias do evento).

 

Os participantes puderam ainda partilhar conhecimentos em torno do packaging e sobre a forma como permite impulsionar as vendas e levar as marcas para um segmento de gama alta, mesmo que sejam, a priori, marcas acessíveis.

A reportagem "Ode à caixa" da PULP 15 reúne treze dos melhores exemplos de design de embalagens de luxo

Este número desvenda alguns dos segredos para o conseguir na reportagem “Ode à caixa” elaborada por Caz Hildebrand, sócia criativa da Here Design, onde são apresentados treze dos melhores exemplos de design de embalagens de luxo de marcas de cosmética, perfumes, produtos de banho e corpo, entre outros. Em todos eles há um denominador comum: as embalagens contam histórias e despertam sensações. E nessa área o papel move-se com desenvoltura, como um promotor nato de sensações.

 

É o caso da marca romana de cosmética ecológica Caracalla, com um design inspirado na Coluna de Trajano e nos pisos das Termas de Caracalla, que reflete graças ao papel Tintoretto Gesso; ou dos Napolitains da Fortnum & Mason, pequenas porções de chocolate cuja embalagem -impressa em Splendorgel Avorio, Acquerello Avorio e Tintoretto Gesso– acentua o estilo clássico e tradicional desta famosa loja de departamento britânica; ou ainda da embalagem de oferta da marca de beleza finlandesa Lumene, que inclui quatro produtos e um conto com capítulos dedicados a cada produto, no qual são utilizados diversos papéis Fedrigoni nas capas e nas páginas interiores.

Em todos eles, o toque transforma-se no condutor das sensações. Assim o diz Mantilla: “A dimensão tátil do papel é algo que ainda não existe no mundo digital, mas sim nas embalagens de produtos de gama alta.” A sua vasta experiência levou-o inúmeras vezes até à Fedrigoni, com quem trabalha há já quase uma década devido ao valor acrescido e à sustentabilidade que o papel da marca proporciona às embalagens. “Desenvolvem continuamente novos papéis que nos permitem ultrapassar os limites daquilo que podemos fazer a nível industrial”.

 

A PULP 15 foi impressa em papéis Fedrigoni, incluindo Old Mill Avorio de 250 g/m2, Symbol Freelife Raster E33 de 170 g/m2, Sirio Pearl Oyster Shell de 125 g/m2 e Symbol Freelife Gloss de 170 g/m2

Créditos: PULP, Andrea Basile, LeeFunnell, Fedrigoni Club

Fotografias do evento aqui!

prev next