close

O papel, selo de qualidade do packaging de luxo

Na arte de “vestir” um produto reside, muitas vezes, a chave do seu sucesso. Se se movimenta em setores dominados por produtos “premium” (cosmética, moda, restauração, hotelaria…), sabe bem aquilo de que estamos a falar: encontrar a embalagem ideal não é fácil, mas, apesar disso, transmitir a essência da marca, diferenciá-la das restantes e refletir o estilo de vida do/a consumidor/a através do packaging tornou-se algo não só necessário, como também imprescindível.

 

A qualidade superior distingue estes produtos e o packaging tem de estar à altura: deve transmitir esse posicionamento e ainda proporcionar uma experiência “exclusiva”. Consegui-lo depende do fator emocional, ou seja, da capacidade de surpreender, da qualidade dos materiais, do sensorial ou do diferente. Porque, de uma forma geral, ficamos com aquilo que nos desperta emoções.

Para muitos, "emoção" é sinónimo de "papel". As suas qualidades, texturas e versatilidade tornam-no adequado para o packaging de produtos de alta qualidade

E para muitos, “emoção” é sinónimo de “papel”, um material que continua a ganhar importância no design de embalagens. As suas qualidades, texturas e versatilidade tornam-no especialmente adequado para produtos de alta qualidade. São muitas as marcas que optaram por o incorporar no seu design, conscientes da importância de mimar a sua apresentação.

 

São marcas que sabem que, agora, o/a consumidor/a não só exige que o produto tenha qualidade, como também espera mais da sua embalagem: será cada vez mais importante a experiência de ver como o produto é apresentado, ou a funcionalidade da sua embalagem, se facilita a conservação e o armazenamento do produto, ou se pode ser reutilizada. As possibilidades são infinitas, embora requeiram elevadas doses de criatividade.

Com o papel é possível conseguir acabamentos que apelam aos sentidos do/a consumidor/a. Na Fedrigoni podemos ajudar a mimar o exterior

O papel oferece todas essas possibilidades. Com ele é possível conseguir acabamentos que apelam aos sentidos do/a consumidor/a. É mais fácil recordar uma embalagem quando nos marca através do toque, do impacto das suas cores, do design e inclusive do seu cheiro. Uma decoração inédita, uma combinação de texturas ou um acabamento inovador podem levar o/a consumidor/a a tocar e a experimentar essa embalagem.

 

E quando a embalagem consegue evocar essas sensações, quando consegue transmitir uma história, o restante já está feito… porque aquilo que foi cuidado com esmero por fora, é muito provável que tenha sido mimado por dentro.

 

Na Fedrigoni podemos ajudá-lo/a a mimar esse exterior. A nossa ampla variedade de papéis, especialmente criados para cuidar deste tipo de embalagens até ao último detalhe, permitir-lhe-á conseguir o acabamento que procura. Contacte-nos para obter informação adicional e peça os nossos catálogos!

 

Créditos das imagens: projetos de design de embalagens executados em diversas gamas de papel Fedrigoni

prev next