Fedrigoni Club

Informações

Este artigo foi escrito o 26 Set 2016, e está arquivado em Noticias Fedrigoni, Sabia....

Pós atual é marcado

, ,

Tudo o que sempre quis saber sobre a História do Papel

Fedrigoni_BlankPaperFiberO papel, conta Mark Kurlansky, não se limitou a mudar o mundo como argumentam muitos livros sobre a matéria. O papel “é o Mundo”, afirma.

Este autor norte americano, traduzido em mais de quinze idiomas e famoso pelo seu best-seller “Cod: A Biography of the Fish That Changed the World” (Bacalhau: A história de um peixe que mudou o Mundo), atreveu-se, desta vez, a contar-nos a história universal de um dos materiais mais antigos produzido pelo Homem.

Em “Paper: Paging Through History” (Papel: Folheando pelas páginas da História), Kurlansky destaca como o papel terá sido testemunho e catalisador da civilização como nenhum outro elemento o foi, permitindo a comunicação, fazendo crescer ideias, implementando constituições e, claro está, documentando a história da humanidade.

A sua nova obra foi publicada no passado mês de Maio pela Norton&Company e esperamos ter brevemente uma tradução para português.

Kurlansky conclui que o papel é barato, fiável, portátil e que ainda lhe restam muitos anos de vida, porque, como ele próprio diz: “Um romance entre o pincel ou a pluma com o papel são um requerimento cultural mais do que um artefacto nostálgico”.

Deixe uma resposta