Fedrigoni Club

Informações

Este artigo foi escrito o 10 Mai 2018, e está arquivado em Eventos, Noticias Fedrigoni.

Pós atual é marcado

, , , , , , , ,

A arte de imprimir nos últimos 250 anos em Portugal – IMPRIMIRE

É já hoje, dia 10 de Maio, pelas 18 horas que inaugura na Casa do Design em Matosinhos a exposição Imprimere — Arte e Processo nos 250 Anos da Imprensa Nacional.

Trata-se de uma mostra documental que reúne instrumentos, máquinas, tecnologias e artefactos que ilustram a história da produção gráfica em Portugal, desde a Impressão Régia à atualidade. No local, podemos encontrar duas máquinas históricas em funcionamento e há que destacar ainda o espaço–oficina, que integrará uma programação paralela de workshops onde o público poderá conhecer e experimentar algumas das técnicas de impressão abordadas na exposição.

Imprimere — do latim imprimir, marcar, cravar, afundar — explora de forma didática os principais processos, técnicas e tecnologias de artes gráficas subentendidas à produção do livro, sob sete perspetivas: Papel, Tipo, Tipografia, Calcografia, Serigrafia, Litografia e Encadernação.


Numa altura em que técnicas gráficas artesanais se têm revelado uma alternativa aos atuais sistemas massificados de produção, procura-se redescobrir as tecnologias que marcaram a execução do livro, num paralelismo com a história da Imprensa Nacional, que acompanhou e contribuiu ativamente para a evolução das artes gráficas em Portugal.

A exposição é promovida pela Câmara Municipal de Matosinhos, pela esad—idea, Investigação em Design e Arte e pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda, no âmbito da comemoração do 250º aniversário da Imprensa Nacional.

A curadoria da exposição é de Rúben Dias, tipógrafo, designer de tipos e docente na ESAD, e de Sofia Meira, designer gráfica e responsável pela Oficina de Tipografia da ESAD, ambos a desenvolver investigação nesta área.

Os materiais de comunicação da exposição, esses, foram impressos em papéis Fedrigoni.

A exposição irá estar patente até 3 de novembro.
A não perder!

Deixe uma resposta