Fedrigoni Club

Informações

Este artigo foi escrito o 06 Mar 2018, e está arquivado em Essentials.

Pós atual é marcado

,

Essentials da impressão: O Papel (II)

E continuamos a falar de papel nos “Essentials da Impressão” já que na Fedrigoni Club nos propusemos a que você retire o melhor partido do seu projeto gráfico, para que possa imprimi-lo e que renda ao máximo com a sua criatividade e os papéis de alta qualidade fabricados em Itália pela Fedrigoni.

Hoje falamos de quatro conceitos que se devem ter em conta na hora de eleger o papel para o seu projeto.

Direção da fibra: Aquando da fabricação do papel, as fibras ganham uma orientação. A direção da fibra do papel afeta o comportamento do mesmo na impressora e a forma como se manipula o papel impresso.

Gramagem: Corresponde ao peso em gramas por um m2 de papel. Quando se fala de papel de 100gr esta-se a dizer que uma folha de um metro deste papel (A0) pesa 100gr. Os papéis com mais de 150/170 gr são considerados cartolinas, os papéis com mais de 225/250gr e fabricados com materiais de menor qualidade denominam-se cartões.

Espessura/Calibre: Pode ser maior ou menor em função da gramagem do papel e do seu nível de compactação. Mede-se em microns.

Volume/Mãos: É a relação entre a gramagem e o espessura do papel, utiliza-se para fazer os cálculos da lombada dos livros.

Deixe uma resposta