close

Que tipo de tintas são recomendadas segundo a seleção de papel?


O que é a tinta?

É um composto de gordura com uma base de vernizes, secantes, pigmentos e ceras. Cada um dos componentes têm uma função muito específica para ajudar a que a tinta funcione bem no processo de impressão.

Desta forma, os pigmentos dão cor à tinta, os vernizes funcionam como uma capa que ajudam o pigmento a fluir até ao papel e os secantes aceleram o processo de secagem enquanto que as ceras dão a capa de proteção.

Normalmente os impressores trabalham com tintas convencionais para a impressão em offset se o papel for poroso o suficiente para que absorva bem a tinta. Mas se trabalharem com papéis sem porosidade, a Fedrigoni recomenda sempre a impressão com tintas oxidativas ou UV.

Porquê esta recomendação?

Papéis como os Constellation Jade, Splendorlux, Ispira ou Sirio Pearl, são papéis que têm um tratamento que cobre totalmente a superfície do papel e portanto ao aplicar a tinta no processo de impressão não se impregna com facilidade, mesmo que a tinta permaneça na superfície. Por esta razão, necessitamos que se trabalhe com tintas que tenham um processo de secagem mais rápido. No caso das tintas oxidativas, tal como a palavra indica secam rapidamente por oxidação, logo que a tinta entre em contacto com o ar.

No caso das tinta UV (ultravioleta) é um processo diferente com outras vantagens, esta tipologia de tintas permite que ao serem expostas à luz ultravioleta se solidifiquem. Portanto, minimiza o risco de tintas em excesso e dá às impressões uma maior resistência. Cabe destacar que estas tintas têm um processo de secagem ecológico, já que não se evapora nenhum solvente no meio ambiente.

prev next