close

Como verificar a direcção da fibra do papel

O papel é uma fina folha elaborada com pasta de fibras vegetais. Para os mais especialistas, basta olharem para o papel para saberem qual é a direcção da fibra numa folha. É possível que esteja a perguntar se isto serve para alguma coisa, mas sabê-lo é muito importante para vários processos: encadernação, troquelagens, dobragens, impressão. Fazer o trabalho ‘a fibra’ ou ‘contra-fibra’ pode significar um grande trabalho ou um desastre.

Há três métodos básicos para comprovar a direcção da fibra do papel:

1. Rasgar uma folha de papel ao meio. Se ao rasgar o corte é recto, significa que é paralelo à fibra do papel. Se, ao contrário, for oblíquo, significa que é perpendicular à fibra do papel.

2. Também se pode verificar utilizando o método “teste da água”. Cortar duas tiras de papel como se mostra na imagem da esquerda. Deitar um pouco de água uniformemente ao longo da tira de papel e esperar até que as fibras comecem a encrespar-se. Se a tira se enrolar ao comprimento (superior direita), quer dizer que a fibra é paralela ao comprimento do papel. Se a tira apenas se enrola moderadamente nos extremos (inferior direita), significa que a fibra do papel é perpendicular à folha de papel.

3. Outra opção é cortar duas tiras de papel, prendê-las perpendicularmente entre si por uma das pontas e comparar. Se o peso da tira é menor (superior direita), significa que a direcção da fibra do papel é paralela ao comprimento do papel. Se o peso da tira de papel é maior (inferior direita), significa que a direcção da fibra do papel é perpendicular a toda a folha de papel.

prev next