close

Amor e futebol na estreia de Feed your creativity

Criatividade e futebol. Dois conceitos que bem poderiam estar nos antípodas, mas que, apesar disso, surgiram estreitamente unidos na ADGBigTalk do passado dia 30 de janeiro, um arranque de luxo para as ADGTalks 2019. Mais de 300 pessoas compareceram no Museo del Disseny de Barcelona para participarem no evento, onde decorreu também o lançamento da campanha Feed your Creativity criada pela Fedrigoni com o objetivo de inspirar a comunidade criativa.

 

Os Red Papers da marca, protagonistas absolutos do encontro, foram apresentados num sugestivo Paper Truck onde se mostravam as diversas qualidades desta gama de papel. Os visitantes foram presenteados com um coração concebido neste material e um elixir do amor, especialmente criados para a ocasião aproveitando a proximidade do dia de São Valentim.

Os Red Papers da Fedrigoni foram apresentados num sugestivo Paper Truck, onde se mostraram as diversas qualidades desta gama de papel

Depois do arranque do evento, o futebol tomava a palavra para falar de design, mais concretamente do processo de rebranding efetuado para três dos principais clubes de futebol da Europa: o Atlético de Madrid, a Juventus e o Barcelona. As equipas criativas responsáveis pelos seus projetos -Bruno Sellés da Vasava, Paolo Insinga da Interbrand e Josep Maria Mir e Roderic Molins da Summa Branding, respetivamente-, explicaram como foi gerido o redesenho destas marcas que geram sentimentos tão fortes entre os seus milhares de adeptos e que, por isso, provocam uma resposta pública imediata, nem sempre favorável, perante qualquer tipo de mudança. 

 

Foi o caso do rebranding do Atlético de Madrid, idealizado pela Vasava, cuja aposta na “conversão do velho em algo novo”, segundo Sellés, dividiu os seus adeptos, apesar de manter a essência do clube. O projeto pretendia eliminar elementos supérfluos, superar barreiras semânticas e flexibilizar a marca para que fosse adaptável a quaisquer tipos de suportes. No emblema, que tinha sofrido apenas algumas variações desde 1979, as cores foram simplificadas e os elementos mais característicos foram revistos, como o urso e o medronheiro, as estrelas e o tipo de letra, inspirado nos bilhetes do primeiro estádio metropolitano.

As ADGTalk 2019, nas quais a Fedrigoni colabora como partner Premium, arrancaram com a apresentação do rebranding do Atlético de Madrid, da Juventus e do Barcelona

Por seu lado, a Interbrand, responsável pelo redesenho da “Juve” apresentado em grande estilo em 2017, partia com uma vantagem: contavam com o total apoio dos proprietários do clube para apostarem numa reforma convincente, que conseguisse atrair novas audiências e posicionar a marca além do território desportivo. O resultado foi uma imagem onde prima a simplicidade – baseada no branco e preto, as míticas riscas do clube, e na simplificação das linhas – e que consegue transmitir o ADN da “Juve”, sendo ao mesmo tempo adaptável a qualquer tipo de suporte, setor e público.

 

Ao contrário, o rebranding do “Barça”, idealizado pela Summa Branding, uma das agências mais antigas de Espanha, tinha de superar uma complexa desvantagem: a aprovação por parte de 66% dos sócios do clube. Com uma proposta de emblema ainda em stand by, por não ter conseguido ultrapassar -até ao momento- essa prova, a agência, após três anos de trabalho, conseguiu fortalecer a marca, posicioná-la entre as marcas globais que vão além do desporto e atrair novos públicos, graças à homogeneização da sua imagem corporativa, à simplificação das cores e ao desenho de um tipo de letra com selo próprio.

Durante a próxima ADGTalk, dia 27 de fevereiro, Feed your creativity vestir-se-á de primavera para apresentar uma nova gama de papéis Fedrigoni

O futebol dará a vez a um novo tema e a um novo encontro com as ADGTalk no próximo dia 27 de fevereiro. Nessa altura, a campanha Feed your creativity vestir-se-á de primavera para apresentar uma nova criação realizada numa gama diferente de papéis Fedrigoni. Uma nova ocasião para conhecer, tocar e sentir as suas texturas… e o seu cheiro.

Imagens: ADG-FAD, Sandra Rojo, Leonor Pérez

prev next